top of page
leaderboard.gif
Foto do escritorBenfica Independente

A Alma do Benfica: A Paixão dos Nortenhos pelo Glorioso




Numa altura onde o norte tem um impacto cada vez mais importante na grandiosa história do clube, cabe-me a mim enquanto adepto e sócio do Sport Lisboa e Benfica expressar o sentimento de um benfiquista nortenho, que por vezes é desconhecido e até desvalorizado.


Ser benfiquista no Norte é um acto de paixão e resiliência. É uma escolha que vai muito além da localização geográfica. Quando um benfiquista do Norte se prepara para uma viagem rumo ao Estádio da Luz, sabe que não se trata apenas duma deslocação, é uma peregrinação. Milhares de Benfiquistas entram nos autocarros com destino à catedral,com o propósito de apoiarem o clube que mais amam.


Há algo de especial ao passarmos pelos campos, as serras, e até as estações de serviço a caminho de Lisboa. Carregamos connosco uma paixão que transcende qualquer distância. Aquela sensação de estar na estrada ao lado de outros benfiquistas, partilhando histórias e cânticos, faz com que o destino seja ainda mais especial. A cada quilómetro que passa, aumenta a ansiedade e a emoção de ver o Benfica em campo.


Para os benfiquistas do Norte, jogar fora é como se “jogássemos em casa”, porque os estádios da região são locais que conhecemos bem. Estão mais próximos e são familiares para a maioria dos adeptos. Cada estádio do Norte, de certa forma, acaba por ser uma "extensão" do Estádio da Luz.


Esta devoção não passa despercebida aos jogadores e equipa técnica. O apoio incessante dos adeptos, fora do estádio da Luz, é uma força motivadora que inspira a equipa a dar o seu melhor, pois sabem que, independentemente do local, o Benfica nunca caminhará sozinho.


Mas ser benfiquista no Norte não se resume a ir aos estádios. É estar em comunhão com outros adeptos nas casas do Benfica espalhadas pela região. São estas os pilares do Benfica. É nesses locais que milhares de benfiquistas, independentemente da idade ou do tempo que dedicam ao clube, encontram um espaço onde podem viver essa paixão, onde a camisola vermelha é mais do que uma cor, é um símbolo de união. A cada golo, há abraços, há sorrisos, há celebrações intensas. E mesmo nas derrotas, existe o consolo de saber que, juntos, a paixão pelo Benfica é mais forte do que qualquer resultado.


“Os tontos chamam-lhe torpe”. É carregar uma paixão que muitos podem não entender ou até julgar, mas que, para quem a vive, é genuína. Tal como o orgulho na pronúncia, nas tradições do norte, ser benfiquista na região é uma forma de afirmação, um amor que persiste e resiste, mesmo quando outros não compreendem ou tentam desvalorizar.


É um vínculo que poucos podem explicar, mas que faz parte de quem somos. Porque seja onde for, tu és o meu amor.


Viva o glorioso, viva o Sport Lisboa e Benfica.


▶ Texto enviado pelo benfiquista João Vale


Queres publicar um texto no nosso site? Envia por email ou pelo formulário do site.


NOTA: A opinião aqui transmitida é da inteira responsabilidade do seu autor e não representa, necessariamente, a opinião do Benfica Independente.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


⋆ E Pluribus Unum ⋆

MCMIV

bottom of page