top of page
leaderboard.gif

As Conquistas "esquecidas" do Benfica: Pequena Taça do Mundo e Taça Ibérica

Foto do escritor: Textos enviados p/ benfiquistasTextos enviados p/ benfiquistas

▶ Texto enviado pelo benfiquista Santiago Ferreira.


Queres publicar um texto no nosso site? Envia por email ou pelo formulário do site.


NOTA: A opinião aqui transmitida é da inteira responsabilidade do seu autor e não representa, necessariamente, a opinião do Benfica Independente.



Entre histórias de grandes conquistas do Benfica, há sempre memórias que parecem guardadas numa gaveta especial, longe dos holofotes. É fácil lembrar-nos dos Campeonatos Europeus, das Taças de Portugal ou mesmo de uma vitória marcante no campeonato. Mas, às vezes, surgem narrativas menos óbvias, daquelas que pedem um olhar mais atento à história. Foi assim que, numa conversa com o meu avô, ele mencionou um título que desconhecia: a Taça Ibérica, em 1983. "Dois golos do Nené", disse ele, com entusiasmo. Desperto pela curiosidade, fui descobrir mais sobre esta e outras competições que, mesmo sem o devido destaque, compõem a rica história internacional do clube.


Pequena Taça do Mundo: A Conquista em Caracas


Entre 1952 e 1975, realizou-se na Venezuela um torneio de prestígio chamado Pequena Taça do Mundo, que colocava frente a frente clubes europeus e sul-americanos de grande relevância. Em 1965, o Benfica participou na competição e enfrentou o Atlético de Madrid numa final intensa. Após uma derrota inicial por 3-0, os encarnados recuperaram brilhantemente no segundo jogo, vencendo por 1-0 no tempo regulamentar e por 2-0 num prolongamento decisivo. Calado e Iaúca foram os heróis dessa noite, garantindo a vitória por 3-0 no agregado de jogos. Apesar de ser organizada sob os auspícios da Federação Venezuelana de Futebol e reconhecida pela CONMEBOL, esta competição nunca recebeu a chancela oficial da FIFA. Ainda assim, clubes como o Real Madrid consideram-na parte do seu palmarés, o que levanta a questão: porque é que o Benfica não faz o mesmo?


Taça Ibérica: A Glória de 1983


Já a Taça Ibérica, disputada entre os campeões de Portugal e Espanha, teve na sua edição de 1983 um marco importante para o Benfica. Numa eliminatória a duas mãos frente ao Athletic Bilbao, campeão espanhol, o Benfica triunfou de forma categórica. Apesar da derrota por 2-1 em Bilbao, os encarnados venceram por 3-1, com um bis de Nené e um outro golo de Filipovic. O Benfica levantou o troféu oferecido pela FPF e reconhecido oficialmente pela RFEF. 


Preservar a História


Enquanto o Benfica reconhece oficialmente a Taça Latina no seu palmarés, a Pequena Taça do Mundo e a Taça Ibérica permanecem sem o mesmo destaque. Contudo, a luta pelo reconhecimento destas conquistas não deve ser esquecida. No caso da Taça Latina, seria essencial que a UEFA assumisse oficialmente o valor histórico desta competição pioneira.

Mais do que troféus, estes momentos são capítulos da história gloriosa do Benfica, que nos ajudam a perceber a dimensão do clube além-fronteiras. Tal como o meu avô me transmitiu essas memórias, cabe-nos preservá-las e valorizá-las, mantendo viva a alma do Benfica em cada geração.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


⋆ E Pluribus Unum ⋆

MCMIV

bottom of page