top of page
leaderboard.gif

Culpados!

Foto do escritor: João TibérioJoão Tibério

Exclusivo BI



“Após longos meses de investigação e análise cuidadosa de todas as provas e depoimentos apresentados neste tribunal, chegou a hora de proferir a sentença. Este caso, que mais uma vez abalou o mundo do futebol português, colocou em causa a integridade do desporto e a confiança dos adeptos. As acusações são graves: corrupção, fraude fiscal, manipulação de resultados. Cabe a este tribunal determinar, com base nos factos e na lei, a culpabilidade ou inocência dos réus. 


As provas apresentadas pelo Ministério Público, embora em grande parte indiciárias, desenham um quadro preocupante. Contratos simulados, pagamentos suspeitos, conversas comprometedoras. A defesa, por sua vez, argumentou que as coincidências são meras casualidades e que não há provas concretas de manipulação de resultados.


Senhores, a justiça exige imparcialidade e rigor. Analisei cada prova, cada depoimento, com a devida atenção. Apliquei o princípio do in dubio pro reo, mas a verdade impõe-se. As provas demonstram, além de qualquer dúvida razoável, que… o Sport Lisboa e Benfica é culpado. Mais do que isso, os benfiquistas são culpados! 


Ao longo dos anos, os benfiquistas foram coniventes com tudo o que aconteceu. Preferiram vibrar com os golos de Jonas, as fintas de Aimar e as assistências de Di Maria, em vez de questionar as contratações de Daniel dos Anjos, Hermes ou Luís Felipe.


Ao longo dos anos, os benfiquistas aceitaram que as mesmas portas que se abriram para Toni, Simões ou José Augusto também recebessem Bruno Macedo, Ulisses Santos, Isidoro Gímenez ou Giuliano Bertolucci. 


Ao longo dos anos, os benfiquistas preferiram os prazeres do ócio a participarem em Assembleias Gerais — algumas vezes longas, outras vezes bem entediantes — ou trocaram o direito à crítica interna pelas maravilhas da apatia sedutora.


Os benfiquistas são culpados porque deixaram que o futebol negócio estragasse o melhor do clube — os seus valores fundadores — em troca de… quase nada. Ao longo dos últimos 30 anos, ganharam pouco — muito menos do que no passado — e mesmo assim sorriam porque viviam no doce conforto de um passado glorioso.


Os benfiquistas são culpados porque votaram em Manuel Damásio, Vale e Azevedo e Luís Filipe Vieira. Porque preferem o carisma à razão. Porque desistem do clube em troca de um estádio iluminado e uns descontos na bomba de gasolina.


Os benfiquistas são culpados porque deixam que sócios, adeptos, simpatizantes, fornecedores e gananciosos de ocasião se confundam. O Benfica dos últimos anos tornou-se uma amálgama de pessoas em que os interesses pessoais valem tanto como o festejo coletivo de um golo. E, quando isto acontece, é o Benfica que perde. Em relação a esses, não se preocupem que a lei (não) é cega e irá punir à luz do que fizeram.


Finalmente, e repito neste tribunal, os benfiquistas são culpados. E condeno-vos a meterem a mão na consciência e pensarem quais os erros do passado que querem corrigir, quais as pessoas que querem à vossa frente no presente, e qual o Sport Lisboa e Benfica que querem para o futuro. Que esta sentença sirva como exemplo de que a justiça prevalece e que nenhum benfiquista está acima da lei."

10 comentários

Posts recentes

Ver tudo

10 commenti


Ospite
07 nov 2024

ALDRABICE

 

Esta opinião judicialista de João Tibério é uma mentira, uma fraude, e até indicia corrupção.

 

Onde estão as provas de que o Benfica fez aquilo que afirma? Onde estão as decisões dos Tribunais, a condenar o Benfica por essas acusações? João Tibério mente e aldraba. Faz o mesmo de aquilo que acusa.

 

Ao se analisar com rigor e imparcialidade essas acusações verifica-se que são práticas comuns utilizadas por todos os clubes sob jurisdição da FIFA e UEFA. Fazem parte das regras da Indústria do Futebol e do Desporto a nível mundial.

 

Logo, se há algo a corrigir, terá que ser o Poder Legislativo dos representantes dos cidadãos eleitos e escrutinados pelo voto democrático a alterar.…

Mi piace

Ospite
24 ott 2024

O texto é bom e toca na ferida, João.

Mas estranho a não inclusão, no lote de presidentes inesquecíveis, do Manuel Vilarinho, esse que abriu as portas do clube ao BES, BCP, Olivedesportos, etc....e a negociantes de pneus arguidos. Porquê?!

Mi piace

Ospite
16 ott 2024

Senhor doutor juiz. Eu recuso-me a pagar o que quer que seja porque sou sócia do Benfica há 27 anos e tenho 34 e nunca votei nessas sinistras personagens. Claro que gritei gooooolooo do nosso indelével Jonas e encantei-me com as fintas do Aimar, mas pensava que isso era amar o Benfica. Também nunca preferi ter direito a desconto na gasolina por troca de algo mau que afectasse o meu glorioso Benfica, além de que o meu carro é a gasóleo.

Pelo exposto recuso-me a pagar nem que seja um cêntimo. Eu exijo é uma indemnização por danos reputacionais, porque antes ia jantar a casa de amigos e quando lá chegava dizia a todo o mundo que era benfiquista e…


Mi piace

Ospite
16 ott 2024

Sr. Dr. Juiz, por favor diga-me quais são as pessoas que vamos querer à nossa frente!

Mi piace

Ospite
16 ott 2024

Obrigado Francisco J Marques

Mi piace

⋆ E Pluribus Unum ⋆

MCMIV

bottom of page