top of page
leaderboard.gif
Foto do escritorNuno Pereira

L'auberge espagnole🎬

S/S Benfica 2011/12 Home


Esta é camisola que marca os 50 anos do bicampeonato europeu conquistado ao Real Madrid. No interior há uma foto comemorativa e o símbolo do Benfica foi tingido de dourado, com duas estrelas e com rebordo em forma de palheta de guitarra.

Regresso ao decote em bico e pela primeira vez temos o patrocínio enquadrado com o design da camisola: caiu a cor da marca do patrocinador e MEO passa a estar escrito a branco sob o fundo vermelho da camisola (algo muito reinvindicado em vários fóruns Benfiquistas e que passou a ser a nossa realidade a partir desta época.

A nível desportivo, foi o ano do arranque bruto do Nolito, Aimar, Cardozo, Witsel, Garay e Rodrigo (que ficou em S. Petersburgo) mas também da casmurrice de Emerson, Capdevila sem calçar e do reforço de inverno Yannick Djaló.

Daquele golo de Javi Garcia para a Taça e dos 5 pontos de desvantagem mandados para o espaço com uma derrota em Guimarães, empate em Coimbra e derrota em casa com o Porto de Maicon após ter estado a ganhar por 2-1, fazendo do Porto bicampeão.

Mas a história que tenho associada a esta camisola é melhor do que tudo o que foi escrito até aqui: é a história em como conheci o Carlos e ele se tornou sócio do Benfica.


A história começa simples: recebi uma mensagem via twitter de um jovem galego a fazer erasmus em Lisboa a perguntar como seria a melhor maneira de ver jogos do Benfica.

Encontramo-nos algumas vezes, bebemos umas sagres e fomos partilhando algumas histórias de futebol e interesses comuns. Dei-lhe alguns bilhetes de oferta, arranjei-lhe a camisola deste ano a preço reduzido e, vendo o seu interesse crescente pelo Benfica, ofereci-lhe um kit sócio para que ele imortalizasse a sua paixão recente pelo Benfica.

O ano terminou, não da forma como queríamos e ele abandonou Lisboa sem antes prometer que, caso o Deportivo da Coruña subisse, havíamos de arranjar maneira de vermos esse jogo no Riazor.


E assim foi: o Deportivo sobe, sai o sorteio da Liga e o jogo na Coruña calha num fim de semana de Taça de Portugal, que por ser a 1ª eliminatória, seria fora da Luz.

Logo em Agosto eu começo a planear uma viagem, desta vez não para ver o Benfica mas sim para assistir a um Deportivo x Barcelona.


Concretizou-se.

No fim de semana de 20/21 de Outubro de 2012, a minha filha mais velha fez a primeira viagem de avião e juntamente com a minha senhora, fomos os três passar o fim de semana à Coruña.

Um sábado maravilhoso com sol, passeio, museu grátis de ciência e muito boa comezaina.

E no final do dia, lá fui ter com o Carlos e família, que me ofereceram a entrada para o melhor jogo de futebol que vi na minha vida.

Acabou 4-5 com hattrick do Messi e bis do Pizzi (!).



Despedimo-nos com um até breve e promessa de bebermos umas sagres.

No outro dia falámos, ele vive actualmente na Escócia. Não sendo fácil arranjar sagres por lá, tenho uma camisola do Partick Thistle à minha espera.

Depois de Lisboa e La Coruña, teremos um português e um galego, na Escócia, a falar e a beber Benfica.

Um verdadeiro erasmus futebolístico graças ao maior de Portugal.

Que é maior que Portugal.


A título de curiosidade:

  • Esta foi a minha camisola número 32 do Benfica;

  • O logo Benfica das camisolas de senhora e criança era ligeiramente mais pequeno que as de homem;

  • Houve uma casa de apostas que mediante o depósito de €20 oferecia uma camisola. Julgo que foi um sucesso superior ao previsto uma vez que não houve mais promoções dessas.


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


⋆ E Pluribus Unum ⋆

MCMIV

bottom of page