top of page
leaderboard.gif

O Relato de um Novato



Este fim de semana, tive a oportunidade de estar presente na minha primeira Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica. Uma AG Extraordinária onde os trabalhos iriam incidir na revisão dos Estatutos deste enorme clube que tanto amo. Este momento histórico para um clube como o Benfica, tal a importância dele, não me deixou indiferente e fez-me querer estar presente, mesmo não podendo votar visto ter-me tornado sócio em Julho deste ano. Eu não vou mentir: Estava nervoso, porque não sabia de como eram as dinâmicas de uma Assembleia Geral (por mais que tivesse lido e ouvido), e receoso do que poderia vir a acontecer. Apesar disto tudo, estava entusiasmado porque conseguia ver que muitos dos sócios que iriam estar presentes queriam acabar com a mancha negra que, em 2010, foi aprovada como Estatutos.


À entrada, quando fiz o registo, disseram que não tinha antiguidade suficiente para votar. Ficaram surpreendidos quando lhes disse que queria estar presente na mesma só para assistir. Entrei e sentei-me na secção dos sócios com 1 voto e, durante a manhã e no meio dos discursos feitos (alguns deles, a transbordar de benfiquismo), chegou o momento pelo qual eu e muitos mais esperavam: A votação da proposta global. Com História a ser feita perante os meus olhos, assisti à votação em silêncio e, quando vi tantos papéis no ar a favor da proposta, o alívio foi tal que quase ia saltando do lugar.


Depois de almoço, voltei para a 2ª ronda com o alento dos trabalhos da manhã terem corrido de maneira exemplar. O que aconteceu após o início da votação na especialidade foi o oposto do que aconteceu de manhã. Ver os membros da MAG aflitos com os PDFs das propostas dos sócios, ver a MAG plenamente perdida com a votação que (supostamente) foi sistematizada para agilizar o processo, ver os ânimos exaltados perante tamanha incompetência, ver a demissão, em plena AGE, do Presidente da MAG. Tudo isto foi, além de angustiante, um grande desalento. Tinha voltado à realidade onde o Benfica está profundamente infectado de incompetência, inabilidade e de falta de vontade, onde os adeptos também estão bastante fraturados.

A retoma dos trabalhos e a aprovação dos seguintes artigos, conduzida por José Pereira da Costa, ocorreu de maneira mais calma e, aquando da suspensão dos trabalhos, cerca de 1/4 dos artigos estavam aprovados.


Esta AGE foi um misto de emoções, mas nada do que aconteceu naquele dia irá superar o sentimento de alegria e alívio quando a proposta global foi aprovada e para sempre me lembrarei da minha primeira ação de associativismo benfiquista. Viva o Sport Lisboa e Benfica e que, na próxima AGE, se finalizem e aprovem estes Estatutos.


▶ Texto enviado pelo benfiquista João Moço, sócio 375653


Queres publicar um texto no nosso site? Envia por email ou pelo formulário do site.


NOTA: A opinião aqui transmitida é da inteira responsabilidade do seu autor e não representa, necessariamente, a opinião do Benfica Independente.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


⋆ E Pluribus Unum ⋆

MCMIV

bottom of page