S/S Benfica 2013/14 Replica Home
No excelente filme de Mimi Leder de 2000 chamado originalmente de "Pay it forward", o pequeno Trevor McKinney explica como melhorar o mundo através da sua teoria de "favores em cadeia": basicamente, se uma pessoa ajudar 3 pessoas e cada uma delas ajudar mais 3 pessoas e por aí em diante, essa cadeia no final atingirá todo o mundo que por si só será um sítio melhor para viver.
Eu acredito e pratico forte esta teoria. E, imaginem, também consigo associá-las a camisolas de futebol. Quando pensávamos que havia limite para a insanidade...
Para ilustrar essa teoria, trago-vos hoje a replica oficial do Museu Benfica da camisola principal de 2013/14, passando depois a contar-vos a história que tenho associada a ela.
Comecemos por contextualizar um pouco sobre o conceito de réplicas oficiais. Estas camisolas começaram a ser lançadas pelo clube na época de 2013/14 (prática já corrente entre outros clubes da Europa como a Roma e o Braça) e são muito similares às oficiais Adidas com excepção das imagens de marca (três listas e logotipo por exemplo), sendo comercializadas a menos de metade do preço. Excelente opção de compra para crianças, que estão constantemente a crescer e a fazer que as camisolas deixem de servir, adultos que não queiram gastar as exorbitâncias habituais das camisolas adidas e "adultos" doentes que só precisam de meia razão para torrar dinheiro em camisolas.
Voltando à introdução do "pay it forward" e como isto encaixa nesta camisola:
Um amigo de bancada teimava em cometer a selvajaria de envergar camisolas alternativas nas suas idas à Luz. Conversas para aqui, conversas para ali, até que ele me contou que não tinha nenhuma camisola vermelha e por isso é que não usava no estádio.
- "Se formos penta, compro uma camisola vermelha!", confidenciou-me.
Ora, como a civilização não pode nem deve esperar, não descansei enquanto não encontrei forma de lhe arranjar uma camisola vermelha. Mas tinha que ter algum sentido.
E eis que esse sentido foi descoberto.
Estávamos no pré jogo do Benfica x Sporting de Janeiro de 2018 no 3º anel, abro a mochila da faixa, saco a camisola e entrego-a com um abraço:
- "Meu amigo, acabaram os teus dias de trevas. Finalmente podes ir à Luz como qualquer pessoa civilizada: de vermelho. E repara, esta é a réplica do 1º ano do tetra que todos nós queremos que seja penta. Vamos a isso?"
Desiludam-se se pensam que isto foi uma atitude nobre e altruísta.
Não foi.
O meu objectivo era desencadear mais "favores em cadeia" e o mundo acabaria por ficar melhor. Como? Com o Benfica pentacampeão.
(Ainda) não aconteceu. Aguardemos. Temos tempo.
A título de curiosidade:
Esta foi a minha camisola nº 86 do Benfica;
Foi a primeira camisola réplica oficial lançada pelo clube no primeiro ano do primeiro tetra do Benfica;
O receptor da camisola ofereceu-me de volta uma camisola do clube da sua terra natal usada por um jogador aquando do jogo de subida de divisão. Fiquei claramente a ganhar. Urso.
Pay it forward - https://www.imdb.com/title/tt0223897/?ref_=nv_sr_1
Comentários